O Papel do professor

O Papel do professor

 

O papel do professor é apenas o de educar?

 

 

Segundo a LDB, o papel do professor está muito além da simples transmissão de informações. Dentro do conceito de uma gestão democrática, ele participa da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino, isto é, decidem solidariamente com a comunidade educativa o perfil de aluno que se quer formar, os objetivos a seguir e as metas a alcançar.

O papel do professor é mais importante do que foi no passado, quando o educador tinha como seu papel a entrega de informação para o aluno, escrevendo na lousa, passando a lição de casa. Na opinião do diretor-adjunto do Instituto de Ciências da Educação da Universidade de Barcelona, ao invés de perder tempo jogando informações para o aluno, "como dono da verdade", agora o professor tem a tarefa de organizar atividades que façam com que os alunos aprendam. "Dentro de uma filosofia construtivista, ou seja, os alunos vão construindo seu conhecimento individual".

            O educador não tem que dar as respostas aos alunos e sim aguçar a vontade dos mesmos em buscar suas propias respostas, fazendo com que eles reflitam acerca do tema proposto, dessa forma o professor deixa de ser mero transmissor e passa a ser mediador, ao mesmo tempo tira o papel do aluno de simples receptor, tornando-o um aluno reflexivo.

 

            O professor é o grande agente do processo educacional, diz o Dr. Gabriel Chalita, autor do livro "Educação - a solução está no afeto". A alma de qualquer instituição de ensino é o professor.

 

 

 

 

Bibliografia:

https://eduq.wordpress.com/o-papel-do-professor/

https://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=2424

https://www.uniguacu.edu.br/biblioteca/mural/pegue_leve/O%20Papel%20do%20Professor.htm

https://www.aomestre.com.br/ent/e_ltt.htm